Mastigar: cão mordendo tudo, como acabar com o problema ?

 Mais cedo ou mais tarde, todo amante de cães volta para casa e encontram algum dano inesperado causado por seu cão; mais especificamente, pelos dentes daquele cachorro. Embora os cães façam grande uso de sua visão e olfato para explorar o mundo, uma de suas maneiras favoritas de absorver novas informações é colocar a boca para trabalhar.




Felizmente, a mastigação pode ser direcionada para itens apropriados para que seu cão não destrua coisas que você valoriza ou coloque em risco sua própria segurança.

Até que ele aprenda o que pode e o que não pode mastigar, porém, é sua responsabilidade administrar a situação o máximo possível, para que ele não tenha a oportunidade de mastigar objetos inaceitáveis.

Entenda por que os cães mastigam.

Filhotes, como bebês e crianças pequenas, exploram seu mundo colocando objetos em suas bocas. Além disso, como os bebês, eles nascem por cerca de seis meses, o que geralmente gera algum desconforto. Mastigar não apenas facilita a dentição, mas também faz com que as gengivas doloridas se sintam melhor.

Cães adultos podem se envolver em mastigação destrutiva por vários motivos. Para lidar com o comportamento, você deve primeiro determinar por que seu cão está mastigando – e lembre-se, ele não está fazendo isso para te irritar. As possíveis razões para a mastigação destrutiva incluem:

  • Quando filhote, ele não foi ensinado o que mastigar e o que não mastigar.
  • Ele está entediado.
  • Ele sofre de ansiedade de separação.
  • Seu comportamento está relacionado ao medo.
  • Ele quer atenção.

Esteja ciente: pode ser necessário consultar um profissional de comportamento para obter ajuda com a ansiedade de separação e os comportamentos relacionados ao medo.

Ensine ao seu cão o que pode ser mastigado e o que não pode.

Assuma a responsabilidade por seus próprios pertences. Se você não quer na boca do seu cachorro, não o disponibilize. Mantenha roupas, sapatos, livros, lixo, óculos e controles remotos fora do alcance do seu cão.

Dê ao seu cão brinquedos que sejam claramente distinguíveis dos utensílios domésticos. Não o confunda oferecendo sapatos e meias como brinquedos e depois esperando que ele distinga entre o sapato dele e o seu.

Supervisione seu cão até que ele aprenda as regras da casa. Mantenha-o com você na coleira em casa para que ele não cometa nenhum erro fora de sua vista. Confine-o quando você não conseguir ficar de olho nele. Escolha um 'lugar seguro' à prova de cães e forneça água fresca e brinquedos 'seguros'. Se o seu cão for treinado em canil, você também pode colocá-lo em seu canil por curtos períodos de tempo.

Dê ao seu cão bastante tempo com as pessoas. Seu cão não saberá como se comportar se você não ensinar a ele alternativas para comportamentos inadequados, e ele não poderá aprender quando estiver sozinho no jardim.

Dê ao seu cão bastante exercício físico e mental. Se o seu cachorro estiver entediado, ele encontrará algo para fazer para se divertir e você provavelmente não gostará das escolhas que ele fizer. Por outro lado, um cachorro cansado é um cachorro bom, então certifique-se de que ele faça muita atividade física e mental. A quantidade de exercício deve ser baseada em sua idade, saúde e características da raça.

Se você pegar seu cachorro mastigando algo que não deveria, interrompa o comportamento com um barulho alto. Em vez disso, ofereça a ele um brinquedo para mastigar aceitável e elogie-o generosamente quando ele colocar o brinquedo na boca.

Construa uma obsessão por brinquedos em seu cão. Use seus brinquedos para alimentá-lo. Na hora das refeições, encha um brinquedo do tipo Kong com sua ração.

Se o seu cachorro está a dentição, experimente congelar um pano molhado para ele mastigar. O pano frio vai acalmar suas gengivas. Supervisione seu filhote para que ele não mastigue e engula nenhum pedaço do pano.

Faça itens desagradáveis ​​para o seu cão. Móveis e outros itens podem ser revestidos com um inibidor de sabor (como um agente amargo comestível) para torná-los desagradáveis.

Cuidado: supervisione seu cão quando tentar um desses impedimentos pela primeira vez. Alguns cães mastigam um objeto mesmo que esteja revestido com um inibidor de sabor. Também esteja ciente de que você deve reaplicar alguns desses impedimentos para manter sua eficácia.

Ofereça ao seu cão uma guloseima em troca do item que está na boca dele. À medida que seu cão percebe essa ideia, você pode adicionar o comando 'Dê' como sua deixa para liberar o objeto em troca da guloseima saborosa.

Não persiga seu cachorro se ele pegar um objeto e correr. Se você o perseguir, estará apenas dando ao seu cachorro o que ele quer. Ser perseguido por seu humano é divertido! Em vez disso, chame-o para você ou ofereça-lhe uma guloseima.

Tenha expectativas realistas. Em algum momento, seu cachorro inevitavelmente mastigará algo que você valoriza; isso geralmente faz parte da transição para um novo lar. Seu cão precisa de tempo para aprender as regras da casa e você precisa se lembrar de tomar precauções e manter as coisas fora de seu alcance.

Nunca disciplinar ou punir seu cão após o fato.

Se você descobrir um item mastigado mesmo minutos depois de ele mastigá-lo, é tarde demais.

Os animais associam a punição ao que estão fazendo no momento em que estão sendo corrigidos. Seu cachorro não pode raciocinar assim: 'Rasguei esses sapatos há uma hora e é por isso que estou sendo repreendido agora'. Algumas pessoas acreditam que é isso que um cachorro está pensando porque corre e se esconde ou porque "parece culpado".

Na realidade, 'olhares culpados' são na verdade posturas caninas submissas que os cães mostram quando são ameaçados. Quando você está com raiva e chateado, seu cão se sente ameaçado pelo seu tom de voz, posturas corporais e/ou expressões faciais, então ele pode se esconder ou mostrar posturas submissas. A punição após o fato não apenas falhará em eliminar o comportamento indesejável, mas também poderá provocar outros comportamentos indesejáveis.





Previous
Next Post »